Comissão de Comunicação Social - CCS

A instalação do empreendimento altera o cotidiano da população interferida pela Linha de Transmissão,  principalmente das comunidades próximas, inseridas na Área de Influência Direta (AID) por meio do aumento do tráfego de veículos pesados, geração de empregos diretos e indiretos durante a construção, circulação de pessoas estranhas às comunidades, entre outras. 

A fim de minimizar interferências que possam causar conflitos entre as partes interessadas no projeto e facilitar a participação da população por meio de um grupo de discussão que as atualize constantemente sobre o andamento das obras e para a efetividade das atividades de comunicação social, foram constituídas 07 Comissões de Comunicação Social (CCS), nos seguintes municípios: Blumenau, Pomerode, Jaraguá do Sul, Corupá, Campo Alegre (Santa Catarina), e Tijucas do Sul e São José dos Pinhais (Paraná).

A CCS tem caráter consultivo / informativo, sendo um fórum de discussão sobre as alterações socioambientais e econômicas da Área de Influência Direta da LT, decorrentes das obras de implantação e de sua operação. As atribuições da Comissão incluem:

  • Acompanhar a implantação do empreendimento;
  • Servir como ouvidoria e órgão de consulta para o Empreendedor;
  • Promover, juntamente com todos os participantes, o intercâmbio de informações sobre o desenvolvimento da LT 525 kV Blumenau - Curitiba Leste.

A sua formação inclui representantes das comunidades próximas ao traçado da LT, do poder público, da sociedade civil organizada e de proprietários de terra que constituem Faixa de Servidão. As reuniões são semestrais e a participação é aberta ao público.  As reuniões são quadrimestrais, em locais próximo as comunidades diretamente afetadas, tais como escolas, sedes de associação e salas municipais. Todas as reuniões são registradas em atas e são distribuídos Boletins Informativos que reúnem informações sobre o empreendimento. 

Até a 4ª Campanha as reuniões das Comissões de Comunicação Social foram realizadas de forma presencial. Em virtude da intensificação do isolamento social como uma das medidas de prevenção à COVID-19, a partir da 5ª Campanha as reuniões foram realizadas de forma virtual, por intermédio de encontros virtuais com o uso do aplicativo WhatsApp. 

Baixe aqui as apresentações das reuniões das Comissões de Comunicação Social