Mitos e Verdades 

A Linha de Transmissão causa interferência nos aparelhos domésticos?

As linhas são projetadas para que fiquem a uma distância segura de casas e benfeitorias, para que não causem esse tipo de interferência. As interferências em aparelhos domésticos (como televisão, rádio, computador) só ocorrem se estiverem muito próximas às residências. 

O Campo Eletromagnético causa riscos à saúde da população?

Diversas pesquisas foram realizadas a este respeito, de forma que não há conclusões de que os campos gerados pela LT causem mal à saúde pela permanência das pessoas em sua proximidade. 

A Lei Nº 11.934/2009, regulamentada pela Resolução ANEEL Nº 398/2010, estabelece limites à exposição humana a campos elétricos e eletromagnéticos. Estes parâmetros são analisados no projeto

Há quedas de raios nas torres durante o mau tempo?

A queda de raio nas torres ou no cabo é uma situação comum nessas estruturas, que possuem altura elevada. Contundo, a linha de transmissão está equipada com cabos para-raios e sistema de aterramento, fazendo com que as descargas elétricas sejam dispensadas e evitem quaisquer danos a população. 

A Linha de Transmissão faz barulho?

Principalmente em dias de chuva, a linha de transmissão pode vir a produzir ruídos. Entretanto, o ruído está abaixo do limite previsto na legislação e não causa nenhum perigo ou risco à saúde. 

Há interferência com sinal de Internet?

Não, inclusive um dos cabos instalados na linha possui fibra ótica usada para a transmissão dos dados. Esse cabo se chama OPGW e também serve como para-raios.