Etapas da Obra

Topografia e Delimitação de Faixa de Servidão

Inclui os levantamentos de campo para marcação final do traçado da linha de transmissão e posição das torres, além da delimitação da faixa de servidão e das áreas onde haverá corte de vegetação nativa, de acordo com os perímetros autorizados pelo IBAMA. 

Supressão Vegetal

Consiste no corte de árvores e arbustos, roçada e remoção de galhos nos locais das torres e na faixa de serviço (faixa de lançamento de cabos). O estocamento, com escavação e remoção total de tocos de árvores com diâmetro acima de 30 cm e de raízes, será realizado apenas nas áreas de novos acessos.

Quanto à madeira resultante do corte de árvores, são muitas as alternativas para aproveitamento do material lenhoso, tanto para utilização nas obras (contenções, estaqueamento, drenagem, etc), quanto para proveito dos proprietários (construção de cercas ou outras benfeitorias, por exemplo).

Para saber mais sobre aproveitamento do material proveniente da supressão. Saiba mais. Clique aqui.

Implantação e/ou Adequação de Caminhos

Consiste nos serviços para construção de novos acessos, incluindo supressão, destocamento e limpeza da vegetação, terraplenagem e compactação. Inclui também os serviços necessários para melhorar acessos existentes.

Execução das Fundações

Inclui as atividades de escavação de valas; escoramento das paredes das valas, onde o solo não tiver capacidade de suporte; retirada da água de dentro do valo, caso a escavação atinja o lençol freático; e o reaterro das valas, após a concretagem das fundações. 

Montagem das Torres

Consiste na montagem das torres nas praças, que pode ser feita através de pré-montagem de partes no solo e içamento manual ou utilizando guindaste. 

Instalação dos cabos condutores, para-raios e acessórios

Consiste no lançamento dos cabos condutores e para-raios utilizando trator de esteiras; e na montagem do aterramento, que será feita antes do lançamento dos para-raios, em valetas de 0,5 a 0,80 m de profundidade dentro da faixa de servidão.

Desmobilização e Recuperação de Frentes de Obra

Consiste na recuperação ambiental da área, com a remoção de todos os equipamentos e restos de materiais, estabilização da área e recomposição da cobertura vegetal, onde necessário.


Você sabia que nesta obra foram utilizados drones para auxiliar no lançamento dos cabos? 

A utilização de drone, comumente empregado na inspeção e captura de imagens aéreas em linhas de transmissão, tem sido empregada para dar apoio à passagem de cabos por meio de um fio de nylon. 

Para isso é utilizada a técnica de lançamento de fios para posterior puxamento de cabos de uma torre à outra. Este tipo de ação contribui para a minimizar o impacto ambiental da implantação da obra, uma vez que diminui a área de supressão de vegetação.