Resíduos Sólidos

A produção excessiva e o descarte irregular de resíduos são problemas vividos em diversas comunidades do mundo inteiro. Repensar a forma como nos relacionamos com o nosso consumo, com o resíduos que produzimos e como descartamos é o que buscamos neste projeto. Pequenas ações do cotidiano que podem contribuir com um mundo melhor para todos. 

Até o momento, foram realizadas sete oficinas de educação ambiental relacionadas ao Projeto de Resíduos, seis oficinas durante a 3ª Campanha (outubro de 2019) e uma oficina durante a 4ª Campanha (março de 2020), totalizando um público de 159 pessoas. Buscando atender às solicitações das comunidades, as atividades foram realizadas tanto com o público escolar quanto com moradores dos municípios de São José dos Pinhais/PR, Corupá/SC e Blumenau/SC.

3ª Campanha

Em São José dos Pinhais/PR o projeto foi realizado tanto com o público escolar como com a comunidade em geral, contemplando assim a Comunidade Roça Velha e Córrego Fundo. Para o público escolar foram realizadas duas oficinas com os 5º anos da Escola Carlos Gomes.

Inicialmente foi realizada a apresentação sobre geração de resíduos, seguido de um vídeo "Resíduos Sólidos" do Programa Água Brasil que aborda de forma lúdica a problemática do gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil. Foram distribuídas cartilhas sobre Coleta Seletiva a todos os participantes. 

Como atividade prática a turma da manhã confeccionou regadores de materiais recicláveis e com a turma da tarde foi confeccionada uma composteira.

Ainda na 3ª Campanha, foi realizada oficina sobre Mosaico Ecológico em parceria com a Associação de Moradores de Roça Velha (São José dos Pinhais/PR). Inicialmente foi discutida a diferença entre resíduos orgânicos, resíduos recicláveis e rejeitos. Em seguida foi reproduzido novamente o vídeo "Resíduos Sólidos" do Programa Água Brasil. 

Como atividade prática, os participantes confeccionaram um Mosaico Ecológico, feito a partir de plástico (frascos de shampoo, produtos de limpeza etc.). Cada participante recebeu uma caixinha de MDF, onde deveriam reproduzir o desenho de sua preferência para realizar em seguida a colagem dos pedacinhos de plástico coloridos que formariam o mosaico.   Todos receberam cartilhas sobre o Mosaico Ecológico.

No município de Corupá foram realizadas três atividades do Projeto Resíduos na 3ª Campanha, sendo duas oficinas com os 5º anos da EMEF José Pasqualini, e uma oficina com os alunos de 3º e 4º anos do CEI Gertrudes Steffens, ambas instituições localizadas no bairro João Tozini, no município de Corupá/SC. 

Novamente foi utilizada a apresentação, vídeo e a cartilha para sensibilização sobre descarte correto de resíduos, seguida de atividade prática de confecção de brinquedos para jogos coletivos a partir de materiais recicláveis. Para executar a atividade prática foi solicitado, anteriormente, que cada turma fizesse a coleta dos resíduos necessários, como: garrafa PET de 500 ml, latas de refrigerante, latas de molho de tomate, tampinhas de garrafa, garrafas PET de 2 litros e garrafões de água e 5 litros. Para a confecção dos brinquedos os alunos foram divididos em grupos de 05 ou 06 alunos, de forma que cada grupo ficasse responsável em confeccionar um brinquedo. Dentre os brinquedos confeccionados estão o boliche de latinhas, o jogo das argolas, boca do palhaço, pega varetas e cai-não-cai.

No Centro de Educação Infantil (CEI) Gertrudes Steffen foi realizada uma roda de conversa com as crianças sobre "O que é Lixo?", no intuito que as crianças pudessem expor sua percepção sobre os resíduos que jogamos fora em casa. Em seguida foi exibido o vídeo musical "Nem tudo que sobra é Lixo" do Mundo Bita, que mostra de forma simples e lúdica coisas que podemos fazer com os resíduos que geramos em casa.

Foi realizada a dinâmica de separação do lixo "úmido" e lixo "seco". Para desenvolvimento da dinâmica foram colocados dois baldes à frente da sala junto a muitas opções de resíduos orgânicos e recicláveis. Cada criança deveria escolher um dos resíduos e descartar ou no balde de lixo úmido ou no balde de lixo seco. 

Como atividade prática, foram confeccionados animais com uso de rolinhos de papel higiênico, papel colorido e cola. Foram confeccionadas joaninhas, abelhas e pavões.

4ª Campanha

Devido ao aumento da pandemia da COVID-19 causada pelo coronavírus no país e o aumento do número de casos de pessoas infectadas pelo vírus no estado de Santa Catarina, as atividades  da 4ª Campanha ficaram reduzidas, tendo ocorrido apenas uma oficina com os alunos do 1º e 2º anos da Escola Municipal Isolada Alves Ramos em Itoupava Central (Blumenau/SC).

Foi discutido com as crianças os tipos de resíduos gerados no dia-a-dia, a forma correta de separá-los e o conceito dos 5Rs, exibido o vídeo "Resíduos Sólidos" do Programa Água Brasil e distribuída a cartilha educativa sobre Resíduos Sólidos e Coleta Seletiva. Foram confeccionados brinquedos para jogos coletivos a partir de materiais recicláveis: derruba latinhas, boliche de garrafas PET, boca do palhaço e pega varetas.

Materiais Gráficos do Projeto Resíduos Sólidos

Vídeos utilizados no Projeto Resíduos Sólidos