Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental tem como principal objetivo a construção do conhecimento coletivo com vistas à transformação e multiplicação de atitudes e à formação de um conjunto de novos valores e significados culturais relacionados às questões ambientais.

O programa é dividido em duas frentes de atuação, o público externo e o público interno. O público externo é composto pela população das comunidades localizadas próximas ao traçado da linha, enquanto que o público interno é representado pelos colaboradores envolvidos na implantação do empreendimento. 

Educação Ambiental para a Comunidade

A Educação Ambiental para a comunidade tem como premissa a realização de um Diagnóstico Socioambiental Participativo (DSAP), que prevê a participação da comunidade, tanto para identificar as principais demandas ambientais de onde vivem, como também na elaboração e execução de projetos que atendam essas demandas. Com base no DSAP, são definidos os públicos-alvos do Programa de Educação Ambiental, elaborados projetos alinhados a necessidade local, realizadas devolutivas, e posteriormente executados junto a comunidade local. Ao longo do desenvolvimento dos projetos, são realizados ajustes e adequações, conforme necessidade e disponibilidade das comunidades envolvidas. 

Saiba mais sobre o DSAP. Clique aqui. 

As ações do Programa de Educação Ambiental - PEA, vem sendo realizadas por meio de campanhas quadrimestrais. A 1ª Campanha foi destinada ao desenvolvimento do DSAP, enquanto que as demais campanhas  (2ª, 3ª e 4ª) se voltaram para a execução dos projetos ambientais propostos. Até o momento foram realizadas quatro Campanhas de Educação Ambiental. 

Educação Ambiental para os Trabalhadores

A Educação Ambiental, como tema transversal, pode e deve ser trabalhada com diferentes públicos-alvo, na educação formal e não formal. Envolver os colaboradores da obra em processos educativos e sensibilizá-los sobre a causa ambiental a partir de suas tarefas diárias é uma excelente forma de construção de conhecimento.

Desde o início das obras de implantação da linha foram realizadas três campanhas educativas com os colaboradores, contendo diversas atividades de sensibilização. 

Saiba mais. Clique aqui.

Fique Esperto!

A 5ª Campanha está previsa para ser realizada remotamente devido ao contexto de pandemia em que estamos vivendo. Fique atento, em breve apresentaremos novas informações sobre as ações do PEA.